Há um crescimento de +31% da oferta de veículos elétricos usados e de +51% dos elétricos premium em março, em comparação com o ano passado, assim revela o Panorama Standvirutal.
Em março, verificou-se um crescimento de 9% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um decréscimo geral de 8% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. A recuperação sente-se sobretudo nas marcas de luxo, com a procura a aumentar 10% e a oferta a aumentar 11%. As marcas premium têm +5% de procura do que no ano passado e +8% de oferta. São estes alguns dos dados revelados no último Panorama Mensal do Mercado Automóvel, relativo a março de 2023.
Entre as principais conclusões, destaca-se a oferta de carros a diesel e a gasolina que cresce ligeiramente, entre 4 e 10%, respetivamente, face ao período homólogo de 2022, e os carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam cerca de 11% da procura e cerca de 9% da oferta, com o diesel (65%) e gasolina (26%) a manterem- -se como tipologias mais procuradas.
Relativamente aos preços, os veículos acima de 30 000€ continuam a ser os que revelam maior aumento da procura em março (12%), face ao mesmo período do ano passado, seguindo-se os veículos entre 15 000€ a 30 000€ (+2%). Também a oferta aumenta 32% e 22%, respetivamente. A procura por veículos abaixo de 15 000€ desce 8%, com a oferta a descer 12%. A categoria dos 10 000€ aos 25 000€ continua a registar o maior número de visualizações em março (39%), com os anúncios (55%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25 000€ e 40 000€ regista ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações (19%).
Quanto ao ano de matrícula, concluiu-se que a procura cresce sobretudo nos carros entre 5 a 10 anos (8%) em março, face a março de 2022. Seguem-se os carros entre 10 a 15 anos, com um aumento de 5% da procura, e entre 3 a 5 anos (+2%). A procura desce nos carros até 1 ano (-31%) e entre 1 e 3 anos (-12%).
Finalmente, em relação ao segmento e marca, sabe-se que, em março, a procura cresce nos segmentos SUV (+12%), cabrio (+5%) e utilitários (+3%) em relação ao mesmo mês do ano passado. A procura desce nos restantes segmentos, sobretudo nos pequenos citadinos (-39%).
"Na categoria de elétricos, verificamos um aumento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados"
No caso da oferta, esta sobe na generalidade das categorias, mas sobretudo nos SUV (+30%) e utilitários (+9%). Os SUV (20%), carrinhas (18%) e utilitários (17%) são os segmentos mais procurados em março. A oferta supera a procura nas categorias de SUV (22%), carrinhas (19%), utilitários (17%) e citadinos (15%). A BMW (13,2%), a Mercedes-Benz (12,5%) e a Renault (9%) mantêm-se as marcas mais procuradas em março, bem como as mais anunciadas (cerca de 11% em todas). No que diz respeito aos carros mais procurados em março, por intervalo de preços, estes são o Renault Megane na categoria até 5000€, o BMW Serie 3 na categoria dos 5000€ aos 10 000€, o Mercedes-Benz Classe C na categoria dos 10 000€ e 25 000€, na categoria dos 25 000€ aos 40 000€ e na categoria acima dos 40 000€. Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.
“Na categoria de elétricos, verificamos um aumento muito significativo da oferta de veículos no mercado de usados, o que pode significar várias coisas. Uma delas é a dinâmica do mercado de veículos novos, que está, finalmente e de forma gradual, a recuperar a sua capacidade de entrega de veículos. Por outro lado, pode também significar que, por esse mesmo motivo, os condutores de veículos elétricos estão satisfeitos e estão a começar a substituir os veículos que compraram inicialmente por outros novos que lhes ofereçam mais performance e autonomia de quilómetros”, comenta Nuno Castel-Branco, diretor-geral do Standvirtual.
No Fundão podemos encontrar a Bestcar, um negócio recente, mas com muita vontade e dedicação para durar uma vida. Em entrevista à ANECRA Revista, André Gonçalves conta-nos tudo sobre o seu stand de usados.
“André Gonçalves, gerente da Bestcar, empresa que se dedica à compra e venda de automóveis usados, falou com a ANECRA Revista e contou-nos a motivação para abrir o seu negócio em 2019: “O gosto pelo sector automóvel e a vontade de ter um negócio por conta própria”. Passados quatro anos, esse gosto ainda se sente pela forma como fala do seu stand e da equipa.
Poucos meses depois de abrir portas, André Gonçalves conheceu logo um grande desafio para um recém negócio: a pandemia. “Vieram várias dúvidas e receios (...) estávamos numa fase muito verde do negócio e de incerteza e a nossa única solução foi trabalhar praticamente dia e noite para poder manter o nosso stand visível nas plataformas online”.
"Vantagens de ser
associado da ANECRA
Ser sócio da ANECRA é ter a possibilidade
de estar informado em tempo real sobre as
mudanças no sector automóvel, tanto a nível
legal como comercial."
Além da equipa que descreve como “jovem e dinâmica”, o gerente da Bestcar aponta para a presença online como um dos pontos fortes da sua empresa. André Gonçalves acredita no potencial da digitalização para este segmento e considera que “temos de estar diariamente preparados para essa evolução”. Atualmente, podemos encontrar a Bestcar em diferentes plataformas online, como a Standvirtual, OLX, Piscapisca e no Facebook.
Clientes, amigos da casa
“Felizmente temos uma excelente relação [com os clientes],
com muitos deles a ficar amigos da “casa”. Tentamos
sempre resolver os conflitos e não deixar qualquer cliente
sem solução e é por isso que temos 5 estrelas na nossa
página de Facebook”, afirma.
"Temos de estar preparados para a digitalização"
Para André Gonçalves, o cliente é o principal foco. Face à atual conjuntura económica, o gerente da Bestcar afirma que tenta “oferecer viaturas de valor mais em conta para que possamos continuar a chegar a todos os potenciais clientes”, incluindo campanhas de oferta de seguro automóvel para 12 meses ou oferta de vales de combustível.
“Nesta fase não se consegue muito prever o futuro, com a instabilidade do mercado financeiro, a guerra e outros tantos fatores o nosso sector vive”, afirma, mas para uma empresa que superou a pandemia com poucos meses de abertura, sabemos que não há nenhum desafio que a Bestcar não consiga superar.
Será Portugal outro mercado que se encaminha rapidamente para uma crise de BEVs usados? É esta a questão colocada na nova análise do Observatório Indicata relativa a março de 2023.
Apesar das vendas de BEVs novos representarem 16% das vendas deste ano, os BEVs usados apenas dizem respeito a 3,63% do mercado de automóveis usados em março, segundo os dados do novo relatório do Observatório Indicata. Os BEVs perderam quota de mercado todos os meses deste ano e, a esse ritmo de vendas, poderá produzir um enorme excesso de oferta de BEVs usados durante os próximos anos.
Os BEVs representavam 4,61% do stock online B2C
no início de abril, um aumento de 71,4% em termos
homólogos e, tal como a maioria dos outros países,
o aumento dos níveis de stock de BEVs não mostra
sinais de abrandamento. Os retalhistas portugueses
têm tentado estimular as vendas através da redução
dos preços de retalho, resultando na queda dos preços
médios de BEVs no nosso índice de preços de retalho
de automóveis usados para 101,8 pontos em comparação
com 109,3 no início de dezembro de 2022, não
sendo, ainda assim, suficiente para atrair os compradores
para os automóveis elétricos. Tal como os outros
mercados do sul da Europa, o gasóleo continua a ser a motorização mais popular, representando 61,51%
das vendas de automóveis usados em março, enquanto
a gasolina apenas consumiu 28,76%. No entanto, o
crescimento das vendas de híbridos usados parece ter
estagnado, com as vendas durante a maior parte dos
últimos seis meses a oscilarem entre 5,5% e 6,4%. Contudo,
os automóveis usados a gasolina continua a ser
a motorização de venda mais rápida, com um Market
Days’ Supply de 80 dias no início de abril, em comparação
com 86 dias para o gasóleo e 96 dias para híbridos.
Apesar dos automóveis usados a gasóleo liderarem
em termos de quota de mercado, os preços da gasolina
são os melhores do índice da Indicata, a 109,9 em
abril de 2023, significativamente mais altos do que a
motorização favorita de Portugal, o gasóleo, a 104,6.
No que diz respeito a marcas, a Renault continua a
ser líder no top 3 dos mais vendidos com os modelos
Renault Clio, Renault Mégane e Renault Captur. Relativamente
aos vendidos mais rapidamente, o destaque
vai para o Peugeot 108, seguindo-se o Dacia Sandero
e o Dacia Duster.
Em 2014, depois de ter renovado a sua oferta nos
segmentos B e C, a Peugeot apresentou o seu novo
citadino. Num segmento dinâmico e em crescimento,
o novo Peugeot 108 foi, na época, uma lufada de
ar fresco. Compacto, naturalmente adaptado às
deslocações urbanas, o novo 108 apresenta um
design chique e elegante. Oferece ao cliente a
possibilidade de criar o seu próprio automóvel:
hatchback ou descapotável, tema de personalização,
ambiente interior, número de portas, cor... Cada
novo Peugeot 108 afi rma a sua própria personalidade.
Carro conectado, o novo Peugeot 108 torna-se o
espelho do smartphone do seu utilizador, graças
ao seu grande ecrã tátil e à função Mirror Screen,
incluindo os novos protocolos de conetividade
MirrorLink e AppInCar. Podem ser equipados com
equipamentos do segmento acima: câmara de
marcha-atrás, ar condicionado automático, entrada
e arranque sem chave. Talentoso e moderno, o novo
108 respondia igualmente às exigências fundamentais
do segmento, desempenhando o seu papel na
cidade graças à agilidade e ao tamanho compacto.
Com os seus efi cientes motores de 3 cilindros, é
particularmente económico na sua utilização.
O citadino da marca está disponível em dois estilos
de carroçaria: o Peugeot 108 hatchback e o Peugeot
108 TOP! Descapotável.
Desde o primeiro olhar para o automóvel, a forma
como a elegância do estilo Peugeot é aplicada a este
volume particularmente compacto chama a atenção.
O Peugeot 108 foi concebido para circular no tráfego
urbano com estilo e determinação. A frente robusta
tranquiliza imediatamente. A grelha cromada
confere-lhe ao mesmo tempo estrutura e delicadeza.
Os faróis estão inseridos na carroçaria como pedras
preciosas. Comum a todos os níveis de equipamento,
os faróis de alta tecnologia do tipo projetor
combinam molduras pretas e cromadas, dando-lhe
uma expressão nítida. As guias de luz LED desenham
as sobrancelhas deste leão.
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