O último encontro Nacional da Reparação, foi notável pela sua grande adesão de Associados, Parceiros e outros Operadores do Sector, além da qualidade excepcional das intervenções dos oradores convidados. Desde o início, os oradores captaram o interesse e a participação dos presentes, tornando o evento memorável.
O 16.º Encontro da Reparação Automóvel em Portugal, organizado pela ANECRA, no passado dia 18 de abril no Auditório da AEP na Exponor, no Porto — foi um evento notável, que contou com uma adesão massiva de associados, parceiros e outros operadores do sector. O evento fica também particularmente marcado pela qualidade das intervenções dos oradores convidados, que souberam agarrar desde o início o interesse e participação dos presentes
Sob o lema “Sector Automóvel — Um Admirável Mundo Novo”, o encontro iniciou-se com uma sessão de boas- -vindas do presidente da direção da ANECRA, Alexandre Ferreira, seguida por uma breve análise e projeção dos inúmeros desafios com que o sector se depara, conduzida pelo secretário-geral da ANECRA, Roberto Gaspar. De entre os oradores presentes, de destacar alguns nomes, como Timóteo Xavier, da Audatex/Solera que abordou a temática das novas viaturas instaladas com os sistemas ADAS e impacto na redução da sinistralidade, assim como a tendência crescente do aumento das perdas totais.
Já Ricardo Silva, inspector da ASAE falou sobre como se pode contribuir para o combate à concorrência desleal. Carlos Jesus, CEO da EVolution, falou sobre como a manutenção e reparação de veículos elétricos e híbridos pode, já hoje ser uma excelente oportunidade de negócio para o após-venda independente.
Seguiu-se um muito animado e interessantíssimo painel de discussão, que teve como mote “Os Desafios Imediatos dos Após-Venda” e contou como integrantes, Pedro Barros, CEO da empresa Tips4Y, Carlos Jesus, CEO da Evolution e Raul Gonzalez, WorldShopper Espanha.
Raul Gonzalez fez uma intervenção de abertura do painel precisamente sobre a temática dos desafios imediatos do sector, com particular enfoque na questão da necessidade das empresas do sector apostarem mais na formação dos colaboradores e dos próprios empresários para serem mais capazes de enfrentar as constantes alterações com sector se depara e que em termos finais possam ser empresas mais sustentáveis.
A moderação do painel ficou a cargo do secretário-geral da ANECRA, que seguramente soube manter uma discussão fluida e sempre bastante animada sobre algumas das temáticas de maior atualidade para os operadores deste segmento, destacando-se, a questão de como aumentar a produtividade nas empresas do sector, a enorme escassez de mão de obra qualificada, a necessidade de tornar o sector mais atrativo para as novas gerações, o fenómeno das redes de oficinas, a digitalização do sector, de que forma a inteligência artificial está presente no sector, entre outros assuntos.
O evento terminaria com a apresentação “Sector Automóvel — Um Admirável Mundo Novo”, proferida pelo empresário e consultor, Alfredo Amaral, que ofereceu aos participantes uma apresentação de grande interesse sobre a verdadeira revolução em curso no sector e quais os caminhos para continuar a sobreviver neste mundo em profunda transformação.
A acção da ANECRA na promoção deste tipo de eventos é extremamente valorizada pelos seus associados, razão pela qual o faz de forma bastante regular. Fica bem demonstrado isso mesmo pelo elevado número de presenças neste encontro, que ascenderam a mais de centena e meia de profissionais provenientes de diferentes regiões do País. Na opinião recolhida junto de alguns dos associados presentes, estes encontros proporcionam uma oportunidade única de atualização de conhecimentos sobre o sector automóvel, sendo também gerador de um ambiente propício para o networking e a convivência entre os associados.
O sucesso do 16.º Encontro da Reparação Automóvel em Portugal evidenciou, mais uma vez, a importância da ANECRA na promoção e desenvolvimento do após-venda no sector automóvel em Portugal.