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Entrevista - Tiago Ribeiro, Business Unit Manager da Solera em Portugal "O objetivo é fornecer uma ferramenta simples e intuitiva” Texto: Nuno Pedrinho Martins Fotos: Solera

Tiago Ribeiro, Business Unit Manager da Solera em Portugal, em entrevista à ANECRA Revista deixa uma ideia sobre que é o Autodata como ferramenta técnica para profissionais do pós-venda automóvel.

O que é o Autodata e a que público se destina?
O Autodata é uma plataforma de informação técnica especializada no após-venda automóvel que lidera o mercado europeu há mais de 40 anos. A sua vasta experiência e conhecimento neste sector permite- -nos criar soluções abrangentes e inovadoras, bem como estabelecer uma forte presença no mercado. A plataforma Autodata é especialmente direcionada para profissionais do sector automóvel, tais como mecânicos e oficinas de reparação, que precisam de informações detalhadas e precisas para realizar a revisão, manutenção, diagnóstico e reparação de veículos. Esta plataforma oferece uma ampla variedade de recursos técnicos, incluindo padrões e terminologia padronizados, esquemas elétricos interativos e coloridos, e acesso fácil através de diferentes dispositivos. O nosso objetivo é fornecer uma ferramenta simples e intuitiva que ajude a melhorar a qualidade do serviço prestado pelos profissionais, reduzir o tempo necessário para realizar trabalhos e aumentar a eficiência geral da oficina. O público alvo são todas as oficinas que necessitam de uma ferramenta simples, intuitiva e com informação bastante ampla e detalhada para a realização dos seus serviços.

Quais as principais vantagens do Autodata comparativamente a outras soluções similares?
Os que os nossos clientes nos dizem é que o Autodata cria conteúdo e terminologia padronizados, permitindo aos mecânicos familiarizem-se rapidamente com as necessidades de reparação e diagnóstico em inúmeras marcas e modelos, ao contrário de outras soluções que simplesmente fornecem o conteúdo OEM, deixando o mecânico resolver o problema sozinho. Isso permite mais facilmente encontrar e corrigir a avaria ou reparar o veículo. Ao mesmo tempo, somos famosos por disponibilizarmos esquemas elétricos interativos e coloridos, permitindo uma análise profunda desses esquemas, incluindo rotas completas de esquemas elétricos e componentes conetados. Por último, os utilizadores podem aceder facilmente ao nosso serviço por meio do seu desktop, laptop, tablet ou telefone, sem perda de serviço, funcionalidade ou experiência. Diferentes meios, as mesmas funcionalidades.

"O Autodata é uma plataforma de informação técnica especializada no após-venda automóvel que lidera o mercado europeu há mais de 40 anos"

Quais as marcas e modelos de veículos que podemos encontrar nas informações técnicas do Autodata?
Neste momento temos carregados em base de dados 175 marcas automóveis. Estas marcas contemplam veículos ligeiros, comerciais e motos. A amplitude torna-se ainda maior se tivermos em consideração que representa mais de 42 mil modelos. É neste ponto que nos diferenciamos muito, se interligarmos a idade média do parque automóvel com a informação do Autodata. Como temos mais de 40 anos de experiência, a cobertura que temos é extremamente elevada, mas mais do que isso é informação fiável. Cerca de 99% do parque circulante está abrangido pela nossa solução. Nos últimos 12 meses incluímos 1050 novos modelos e continuamos a fazer atualizações a ritmos constantes, quer seja nas marcas e modelos disponíveis como do próprio software. O foco é o cliente ter a informação que necessita no mais curto espaço de tempo.

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Existem soluções para automóvel e moto, quais as principais diferenças?
Para um utilizador final não existem diferenças significativas e é aí que reside a riqueza da solução. O padrão é muito similar, o que torna tudo mais simples e familiar para os nossos clientes. Quando se trata de soluções para utilizadores finais, é importante que a experiência seja simples e fácil de entender. Nesse sentido, a afirmação de que não existem diferenças significativas entre as soluções oferecidas é uma vantagem importante. Isso significa que, independentemente da solução escolhida, automóvel ou moto, o utilizador final não terá de se preocupar com a curva de aprendizagem, pois tudo será muito semelhante e familiar. Além disso, essa uniformidade também facilita a implementação e a manutenção das soluções para a empresa, pois não será necessário treinar os colaboradores em diferentes padrões ou soluções. Tudo se torna mais padronizado e eficiente.

O Autodata possui alguma integração com outras ferramentas ou softwares?
Sim, essa é uma das grandes vantagens, pois temos noção que uma oficina hoje em dia quer ter uma única plataforma com diferentes módulos e ter tudo integrado. Neste momento temos reparadores que além do Autodata utilizam outras soluções do grupo Solera — Drive como sistema de orçamentação para a colisão, Global Inpart para a encomenda de peças, entre outros — e todos têm que estar integrados para criar maior valor acrescentado ao cliente.

Há planos para oferecer formação inicial aos novos utilizadores do Autodata?
A formação é um dos pilares do grupo Solera em todas as suas soluções e o Autodata é tratado da mesma forma. Sempre que existe um utilizador novo fazemos a sua primeira abordagem ao sistema, reiterando as suas mais-valias, assim como as diferentes funcionalidades. Existe também uma linha de apoio para esclarecimento de dúvidas, além da disponibilidade dos colaboradores da Solera que acompanham os clientes para o efeito. Na prática, a simplicidade da solução faz com que o tempo investido na formação seja inferior ao de outras soluções. Serão em breve disponibilizados módulos de formação online que, a qualquer momento, podem ser consultados pelos diferentes utilizadores.

Disponibilizam algum tipo de suporte ou linha de atendimento para ajudar a esclarecer dúvidas ou solucionar problemas aos utilizadores?
Sim, como indicado anteriormente, temos uma linha de apoio em Portugal que funciona diariamente entre as 8 e as 18 horas. A disponibilidade de uma linha de apoio em Portugal é fundamental para garantir que os clientes tenham a ajuda necessária sempre que precisem. Além disso, o facto de haver uma equipa técnica internacional pronta para ajudar com questões mais complexas, mostra o compromisso da empresa em prestar um serviço de alta qualidade e solucionar os problemas dos clientes o mais rápido possível. Isto também ajuda a aumentar a confiança dos clientes na marca, já que sabem que podem contar com um suporte eficiente e competente em qualquer situação. A rapidez e eficácia no atendimento ao cliente são fundamentais para manter a satisfação do cliente e garantir uma boa reputação para a empresa.

Que importância vê a Solera no acordo de parceria com a ANECRA que tem como objetivo a promoção da ferramenta Autodata?
A ANECRA é um parceiro de longa data da Solera na área da colisão e esta será mais uma parceria de sucesso, na nossa opinião. Sendo a ANECRA a maior associação nacional do sector automóvel, comungando a mesma filosofia da Solera ao nível do que pretende para os seus associados e estando sempre num processo de oferta de inovação para os seus associados, é óbvio que esta parceria tinha que ser implementada. Ambas as empresas têm apostado forte na divulgação do Autodata como foi exemplo recente a EXPOmecânica e definiu-se um conjunto de vantagens competitivas para os associados que só uma associação como a ANECRA pode ter.

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"A ANECRA é um parceiro de longa data da Solera na área da colisão e esta será mais uma parceria de sucesso"

Como vê o mercado dos dados técnicos e a sua evolução perante o desafio da eletrificação dos automóveis?
Ao nível do Autodata estamos continuamente a atualizar os nossos conteúdos, pois é imperativo que os mecânicos tenham todo o conhecimento necessário para diagnosticar avarias e solucioná-las. O mercado independente, a partir do momento que começar a receber estes veículos, deve ter informação disponível para prestar um serviço de qualidade e é aí que nos posicionamos: ajudar todos os intervenientes do processo! Se tivermos em conta que em breve será proibida a produção de veículos a combustão, será ainda mais importante a partilha de informação a todo o ecossistema da reparação automóvel.

O Autodata passa a estar disponível com condições preferenciais para os Associados da ANECRA.
A ANECRA e a Solera, empresa líder no segmento das soluções tecnológicas para o sector automóvel, estabeleceram um acordo de colaboração para que a ANECRA passe a promover em Portugal a plataforma Autodata, uma ferramenta online para oficinas de reparação automóvel. A plataforma Autodata, que recentemente passou a integrar o portefólio de produtos da Solera, é unanimemente considerada pelos profissionais do sector automóvel como a melhor ferramenta de informação técnica para o após-venda automóvel nas vertentes do diagnóstico, reparação e manutenção de viaturas e cuja subscrição passa a estar disponível para os associados da ANECRA com condições preferenciais. Este acordo reveste-se de especial importância, em particular para todos os associados da ANECRA que operam na vertente do após-venda e que passam a ter condições únicas no mercado e reforça a parceria de longa data que se traduz numa sólida relação de confiança entre as partes.


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