Nos últimos anos, têm aumentado significativamente as preocupações das empresas nossas associadas, no que respeita à falta de profissionais qualificados no Após Venda do nosso Sector. Esta situação não sucede apenas em Portugal, mas também a nível internacional.
Um dos principais motivos para termos chegado a esta situação, prende-se com o envelhecimento e consequente reforma de muitos profissionais do Sector sem que, ao mesmo tempo, existam jovens disponíveis e com vontade de trabalhar nesta actividade profissional.
Por outro lado, a empresas confrontam-se, diariamente, com o desafio da constante inovação tecnológica dos automóveis, o que exige um alto nível de qualificação dos profissionais que trabalham neste nosso Sector a que se acrescenta, no horizonte, o impacto da crescente eletrificação dos veículos. Esta realidade, vai inevitavelmente alterar a forma como se trabalha, exigindo diferentes conhecimentos e uma especialização mais adequada a este novo mundo da mobilidade eléctrica, pressionando de forma incontornável o mercado de trabalho.
Para resolver ou pelo menos reduzir este grave problema de falta de profissionais no Após Venda do Sector Automóvel, é necessário que o Governo, as Associações Empresariais, os Centros de Formação Profissional para a Reparação, em particular o CEPRA, o mais relevante centro a nível nacional, no qual a ANECRA está representada no seu Conselho de Administração e, finalmente as empresas, conjuguem esforços no sentido de desenvolverem programas de educação, de formação e de sensibilização que possam atrair mais jovens para o nosso Sector.
Na minha opinião, o “mote”, será demonstrarlhes o aliciante de pertencerem a uma geração que fará parte da maior disrupção tecnológica na história do Automóvel e com muitas saídas profissionais.
Estou convicto que demonstrando aos jovens que estas actividades são muito diversificadas e que comportam uma componente digital muito elevada, e que também terão oportunidades de uma carreira bem remunerada, onde a qualificação profissional contínua será uma realidade, encetaremos um caminho virtuoso, para mitigarmos, de vez, esta imagem menos atraente que o após venda automóvel, ainda subsiste.
Sabemos que temos pela frente um enorme desafio e que não podemos esperar muito mais para que este problema que pode pôr em causa muitos negócios do Após Venda, se resolva apenas pela regra da procura e da oferta, normal no mercado até há poucos anos. Será necessário, quanto antes, iniciar um conjunto de iniciativas que tenham como objectivo transmitir e sensibilizar as novas gerações e até os profissionais de outras áreas profissionais que o Após Venda do Sector Automóvel é uma actividade com estabilidade financeira, com muita tenologia envolvida, que oferece inúmeras oportunidades de crescimento e e onde poderão ter uma carreira profissional relevante.
A ANECRA, como a maior Associação do Sector Automóvel em Portugal, representando mais de três mil e quinhentas empresas associadas (3.524), estará na primeira linha para que este não seja um problema que ponha em causa o êxito do negócio do Após Venda, em Portugal.